O Casamento e a Família
Imagem: Pixabay
Olá, se você chegou até aqui é porque precisa ou tem algo a se resolver referente a FAMÍLIA, não é mesmo?! Talvez algo simples e compassivo, talvez não !
Mas antes disso, gostaria que soubesse que iremos lhe ajudar da melhor maneira possível.
Não só tecnicamente, mas com amor e dedicação. Como dizia Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Por isso, antes de tudo, tire um tempinho para ler o texto abaixo:
Mesmo quando nos dedicamos para construirmos uma família saudável, existem dificuldades durante o percurso. Somos humanos e todo ser humano é imperfeito.
O casamento e a família foram criados para ser um lugar onde há respeito, amor, segurança e harmonia. Isso não significa perfeição e muito menos ausência de conflitos.
O que nos leva a refletir sobre como fomos ensinados a lidar com situações menos confortáveis ou com a imperfeição do outro e como fomos ensinados a olharmos para nós mesmos e para o próximo. Pense se você está reproduzindo padrões e repetindo a história.
Um fator extremamente importante é a forma de como nos comunicamos. Algo que parece simples e óbvio, mas que acabamos desenvolvendo métodos falhos ou incorretos de comunicação que foram herdados da nossa família. Sendo eles bons ou ruins, levamos esses padrões para nossos relacionamentos.
A família precisa ser um ambiente de segurança emocional em um mundo incerto, para todos os envolvidos e principalmente para as crianças. Ouça as necessidades do seu cônjuge e filhos! Fale menos e ouça mais!
Nem sempre casamos com a pessoa errada ou o casamento e a família deu errado, as vezes cada um deixou se ser a pessoa certa, deixando de fazer coisas especiais e não se esforçam tanto como no início para se conquistar.
Quando se tem conflitos no casamento, os filhos também estão expostos. Educá-los não é uma receita mágica, mas os conceitos e os princípios dos bons relacionamentos familiares são, de muitas maneiras, universais.
Moldar o caráter de uma criança é uma das nossas principais responsabilidades. Principalmente por serem, o tempo todo, bombardeados por inúmeros “valores negativos”. Valores que estão longe de promoverem a paz, felicidade e respeito ao próximo e a si mesmo!
Infelizmente, muitos cônjuges os usam como “fantoches e armas” para colocar o ex parceiro à prova! Essa é uma das alienações mais tristes e traumáticas que uma criança pode sofrer.
Para que na vida adulta possamos nos relacionar de forma sadia conosco e com os outros, nossa base precisa ser bem sólida! Tudo começa no início da vida. Portanto, crianças devem ser tratadas com dignidade, respeito, ouvidas com sinceridade, limites, orientação emocional e muito amor.
Independente da situação que estejam vivenciando, desempenhe um papel ativo na criação do seu filho ou filhos. A melhor recompensa que podem ter, é vê-los crescerem emocionalmente saudáveis e responsáveis!
Lembrem-se sempre: SEU FILHO PODE NÃO FAZER O QUE VOCÊ DIZ, MAS PROVAVELMENTE FARÁ SEMPRE O QUE VOCÊ FAZ, ATÉ A VIDA ADULTA!!
Autora: Daniele Fidelis – Educadora Parental, Pós Graduanda em Comportamento Infantil. IG: @soseducaçaoparental
Leia também:
2 Comentários
Parabéns pelo trabalho , tenho certeza que será ponte para muitas famílias !! Todo sucesso do mundo !
Obrigada!!