Projeto permite que aluno de alto desempenho entre na universidade antes de concluir o ensino médio
Lucas Gonzalez: proposta pretende valorizar os grandes talentos brasileiros
Proposta classifica como estudante de alto desempenho aquele que tirar no mínimo 550 pontos nas 5 provas do Enem.
O Projeto de Lei 3405/21 autoriza o ingresso em instituição de ensino superior daqueles estudantes com alto desempenho acadêmico que não tenham ainda concluído o ensino médio. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A proposta considera equivalentes aos formados no ensino médio os estudantes de alto desempenho, assim classificados os que tenham obtido no mínimo 550 pontos nas cinco notas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Matemática; Ciências da Natureza; e Redação – ou que tenham cumprido requisito estabelecido em regulamento.
O texto prevê ainda que a declaração de conclusão de ensino médio será hábil e suficiente para matrícula nos casos em que os demais documentos exigidos pela universidade ainda não tenham sido disponibilizados ao candidato aprovado.
“É recorrente a quantidade de reclamações dos alunos que são extremamente bem-sucedidos em exames nacionais de proficiência, mas que, por questões
meramente burocráticas, são impedidos de ingressar no ensino superior”, disse o autor do projeto, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), em defesa das mudanças.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias – Imagem: Agência Brasil.
Leia também:
Medida provisória cria programa de internet gratuita para alunos da rede pública
Colégio que transferiu aluna com depressão terá que pagar indenização
CCJ aprova projeto que cria regime escolar especial para alunos enfermos e mães lactantes
Adolescente de 16 anos é condenada a 12 meses de serviços comunitários por praticar bullying
0 Comentários