Tribunal de Justiça de Alagoas institui Ouvidoria Estadual da Mulher
O Tribunal de Justiça de Alagoas – TJAL instituiu, no dia 29 de novembro, a Ouvidoria Estadual da Mulher, que atuará em conjunto com as coordenadorias das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, da Infância e da Juventude e de Direitos Humanos.
Entre as competências da Ouvidoria estão receber e encaminhar às autoridades competentes demandas dirigidas ao TJAL relacionadas a procedimentos judiciais relativos à igualdade de gênero, à participação feminina e à violência contra a mulher.
O órgão também será responsável por receber informações, sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre a tramitação de procedimentos judiciais relativos à violência contra a mulher, mantendo o interessado sempre informado sobre as providências adotadas.
Também é de competência da Ouvidoria propor, com base nas demandas recebidas, a adoção de iniciativas que busquem a igualdade de gênero, a participação feminina e o combate à violência contra a mulher.
A Ouvidoria da Mulher também informará à vítima os direitos a ela conferidos pela legislação. Propor parcerias com instituições públicas ou privadas e iniciativas tendentes ao aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo Tribunal para o enfrentamento à violência contra as mulheres, a igualdade de gênero e a participação feminina também será atribuição do novo órgão.
Fonte: IBDFAM (com informações do TJAL) – Imagem: Dicom TJAL
Leia também:
Projeto cria medidas para proteger quem denuncia violência contra mulher
Lei que prevê plano nacional para enfrentamento da violência contra a mulher é sancionada
0 Comentários