Animais de estimação e saúde mental: veja os benefícios

animais-de-estimacao-e-saude-mental

Nada se compara à alegria de ter um pequeno companheiro peludo em casa, não é mesmo? Por isso, os brasileiros amam animais de estimação! Somente em 2021, o Censo Pet IPB identificou o total de 149,6 milhões de pets nas residências brasileiras.

A popularidade dos animais de estimação se dá por uma série de motivos, desde trazer mais alegria para o cotidiano atarefado até fazer companhia em momentos de solidão. É comum, por exemplo, quem mora sozinho ter um companheiro para movimentar a casa.

O que muita gente ainda não sabe é que os animais de estimação também são excelentes para a manutenção da saúde mental e podem, ainda, ajudar no tratamento de várias condições. Por isso, os benefícios de adotar um animalzinho vão além das pitadas de alegria no dia a dia.

Qual é a ligação entre animais de estimação e saúde mental?

Muitos estudos apontam para os benefícios da relação entre a saúde mental e os animais de estimação. Além de nos fazer companhia, os pets, principalmente os cães e gatos, que são os animais de estimação mais comuns, nos ajudam a regular as nossas emoções.

E isso se deve a um simples fato: os animaizinhos são companheiros, carinhosos e, normalmente, animados. Então, eles têm a capacidade de elevar o nosso humor com facilidade e receber e dar carinho genuíno. Por isso, os momentos de felicidade que eles nos proporcionam estimulam a produção de hormônios do bem-estar, nos ajudando a desfrutar de emoções positivas com mais frequência por mais tempo.

Toda vez que fazemos algo que nós gostamos, estimulamos a produção de endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, os hormônios conhecidos como “quarteto da felicidade”. Portanto, nos sentimos bem. Então, praticar hobbies, praticar exercícios físicos, fazer cursos de assuntos e habilidades de interesse, entre outras atividades de lazer, é tão agradável.

Isso também acontece quando interagimos com os pets e as pessoas que nós gostamos, como amigos, familiares e cônjuges.  

Benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

A regulação emocional não é o único benefício que os animais de estimação trazem para a saúde mental. Se você tem um pet, já deve conhecer algum deles, embora não entenda o porquê de se sentir assim quando está com seu animalzinho. Já se você não possui animal de estimação, conheça, abaixo, os benefícios de ter esses pequenos companheiros em casa.

1. Redução de estresse

Brincar e fazer carinho em um pet reduz o estresse pela mesma razão que produz bom humor: produção elevada de serotonina e dopamina. Além de nos fazerem felizes, os animais nos acalmam e relaxam. Então, Podemos esquecer os problemas e a correria do dia a dia quando estamos com eles.

2. Redução de ansiedade

O companheirismo de um animal de estimação também diminui a ansiedade. Quando estamos ansiosos, escovar os pelos ou fazer carinho nos pets desperta uma sensação de tranquilidade. Isso porque os movimentos contínuos suprem uma necessidade básica do ser humano: a do contato com o outro.

3. Fortalecimento da autoconfiança

Esse benefício é, sobretudo, desfrutado pelas crianças e adolescentes. Os animais de estimação exigem cuidado e responsabilidade. É preciso dar alimento e água nos horários certos, fazer a limpeza deles e do ambiente onde habitam e brincar com eles para entretê-los e promover a atividade física.

O compromisso com o cuidado dos bichinhos torna as crianças e adolescentes mais proativos e seguros de si. Portanto, com um senso de propósito, eles possuem motivo para dar o melhor de si e podem observar os resultados do seu trabalho.

4. Afastamento da solidão

Os animais alegrem o ambiente. Eles vêm ao nosso encontro quando chegamos em casa, ou quando estamos concentrados trabalhando ou fazendo alguma atividade. Quando estamos tristes, a presença deles também é reconfortante. Por isso, os animaizinhos conseguem afastar a sensação de solidão.

5. Consolidação de uma rotina

Para quem tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou alguma condição associada à ansiedade, ter um bichinho de estimação pode ajudar na consolidação da rotina. Afinal, os animais exigem cuidados pontuais inadiáveis! Então, para quem tem dificuldade de organizar o seu tempo, esse senso de responsabilidade pode ajudar a estabelecer hábitos diários.

6. Maior produtividade

A presença de animais de estimação no ambiente de trabalho pode aumentar a produtividade, tanto no escritório quanto no home office. Então, eles proporcionam momentos de relaxamento e distração saudável entre as tarefas que ajudam a reduzir o estresse. Assim, profissionais conseguem encontrar um equilíbrio entre o lado bom e o ruim do trabalho, aperfeiçoando a sua rotina profissional de modo a produzir mais e melhor.

7. Promoção de atividade física

Assim, necessidade de movimentar o corpo não é exclusiva do ser humano. Cães precisam caminhar para fazer exercício e desestressar, e gatos precisam de momentos de brincadeira para os mesmos propósitos. A necessidade dos pets de atividades estimulantes costuma empurrar os donos para a atividade física também, mesmo que seja somente uma caminhada pelo bairro.

Animais de estimação no tratamento da saúde mental

Os animais de estimação são um “tratamento complementar” para as condições de saúde mental.

O tratamento principal ainda deve ser a psicoterapia e/ou psiquiatria, dado que são essenciais para a redução dos sintomas de desordens psicológicas. Junto com esses tratamentos, também é recomendada a mudança de hábitos e de estilo de vida para promover o bem-estar emocional. E é aí que os animais de estimação entram.

Os pets são ótimas fontes de apoio emocional para quem vive sob o estresse provocado por sintomas de certas condições de saúde, como depressão, TDAH, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), síndrome do pânico, Transtorno do Espectro Autista (TEA), estresse pós-traumático, entre outros.

Como funciona o animal de apoio emocional?

Um animal de apoio emocional, chamados de Animais de Assistência Emocional (ESAN), é aquele que favorece o bem-estar e a autonomia das pessoas.

É uma categoria distinta dos cães-guias usados por pessoas com deficiência visual. Neste caso, os animais são adestrados para esse propósito e têm como principal função manter a pessoa segura enquanto ela se locomove por ambientes. O apoio emocional, no entanto, também está presente.

Os animais de apoio emocional são aqueles que fazem companhia às pessoas, para que elas se sintam mais calmas e seguras, principalmente em ambientes que despertam ansiedade ou medo.

Para se ter um animal de apoio emocional, é preciso receber um laudo do médico psiquiatra, evidenciando a necessidade de suporte. Com ele, as pessoas conseguem entrar com os animaizinhos em locais onde animais são proibidos ou viajar com eles. Na maioria das vezes, os animais escolhidos para esse fim são os cães.

Qual é o melhor animal para apoio emocional?

Quem tem depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras condições, pode se beneficiar tanto da presença de cães quanto de gatos. Por serem mais efusivos e dependentes, os cães costumam ser a principal escolha de quem procura um animal de estimação para fazer companhia ou fornecer apoio emocional.

Entretanto, ele pode não ser o ideal para alguns casos.

Algumas pessoas têm dificuldade para satisfazer todas as necessidades dos cães, além de se sentirem sobrecarregadas com a atenção constante. Quem tem mobilidade limitada também pode ter dificuldade para cuidar apropriadamente de um cão. Nesses casos, um gato ou outro animal mais independente pode ser melhor.

Para escolher o melhor animal para ajudar a cuidar da sua saúde mental, pense em qual dinâmica você gosta mais: a de animação e atenção constante, ou a de carinho e independência. Além dos sintomas que você experiencia, é preciso considerar a sua personalidade e preferências no momento de escolher um pet.

Lembrando que animais de apoio emocional diferem de animais de estimação, uma vez que eles são treinados para responder às demandas emocionais dos donos. Se o seu objetivo é somente dar uma alavancada no seu humor e, consequentemente, na saúde mental, um animal de estimação é a opção mais ideal.

O que é preciso considerar para ter um animal de estimação?

Ter um animal de estimação requer compromisso, responsabilidade e disponibilidade. Não apenas de tempo para dar atenção ao pet, mas de recursos financeiros.

Você precisa estar disposto a alimentá-lo, brincar com ele, sair para passear, levá-lo ao veterinário, comprar brinquedos e, ainda, criar um bom ambiente para ele residir com você. É necessário considerar, ainda, emergências médicas e ter um dinheiro disponível para isso.

Antes de adotar um animal de estimação, faça uma breve análise do seu modo de vida, disponibilidade de tempo e recursos financeiros.

Fonte: Psicólogo.com.br – Imagem: Reprodução.

indicador laranja apontando

Leia também:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem!
Estamos Online!
Olá! Contate-nos!