Filhos são obrigados a pagar pensão mensal à mãe idosa, decide TJGO

pensão mensal

A Vara de Família e Sucessões de Rio Verde, em Goiás, determinou que sete filhos devem pagar uma pensão mensal à mãe idosa viúva. A sentença determina que os réus, maiores de idade, devem contribuir com 20% de um salário mínimo para arcar com as despesas da genitora, que tem 89 de idade e enfrenta problemas de saúde.

Conforme consta nos autos, a idosa tem alzheimer, diabetes, problemas cardíacos e  precisa de cuidados em tempo integral, além de remédios, fraldas e fisioterapia. Ao analisar o caso, o juiz Lionardo José de Oliveira considerou o artigo 229 da Constituição Federal, que prevê o dever dos pais em assistirem, criarem e educarem filhos menores, sendo que os maiores têm o “dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

A decisão possui tutela de urgência, uma vez que o único rendimento da idosa é a pensão mensal de R$ 1.090 que recebe pela morte do marido, falecido em 2018. De acordo com os representantes legais da autora, o valor é insuficiente para as despesas  básicas de saúde e alimentação.

Os filhos deverão pagar o valor definido até o dia 10 de cada mês, diretamente ou por meio de depósito na conta da autora. 

Fonte: IBDFAM – Imagem: de flavio jose pantera por Pixabay

indicador laranja apontando

Leia também:

Idosa separada do marido por quadro de demência tem direito a alimentos, diz TJDFT

Filha e genro são condenados por agressão a idosa, em violação a medida protetiva

Projeto de lei na Câmara prevê piso de pensão alimentícia de no mínimo 30 por cento do salário mínimo

Valores de horas extras devem integrar cálculo de pensão alimentícia, decide STJ

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem!
Estamos Online!
Olá! Contate-nos!