Grávida impedida de trabalhar em home office durante a pandemia será indenizada em Minas Gerais

grávida impedida de trabalhar

Uma empresa que dificultou o exercício do trabalho domiciliar de uma gestante no período de pandemia da Covid-19 foi condenada pela Justiça de Minas Gerais. Além da rescisão indireta do contrato da mulher, foi fixada indenização em R$ 10 mil. A decisão é da 2ª Vara do Trabalho de Governador Valadares, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – TRT-3.

Desde que noticiou que estava grávida, a empresa dificultou o home office (teletrabalho), sujeitando a mulher à contaminação pelo coronavírus. Ela narrou, ainda, que houve o descumprimento do intervalo para refeição e descanso. Nesse sentido, pleiteou rescisão indireta e indenização pelo transtorno sofrido. Já a empresa alegou que as horas extras foram compensadas, bem como não havia infringência ao intervalo intrajornada.

Ao analisar o caso, o juiz Lenicio Lemos Pimentel concluiu que houve abuso de direito na demora de mais de um mês para afastar a trabalhadora. A empregadora também expôs a risco, na visão do magistrado, de forma desnecessária e culposa, a gestante e seu bebê.

Pimentel destacou ainda que houve “negligência patronal no que concerne a propiciar ambiente de trabalho seguro à empregada gestante”. A decisão também determinou que a empresa pague como horas extras as horas suprimidas do intervalo intrajornada. O advogado Guilherme Lana Coelho atuou em defesa da trabalhadora.

Processo 0010188-71.2022.5.03.0099

Fonte: IBDFAM (com informações do Migalhas) – Imagem: freepik.com

indicador laranja apontando

Leia também:

Gravidez após erro médico na colocação do DIU gera dever de indenizar

Criança batizada com nome de anticoncepcional deve ter registro civil alterado, decide STJ

Juíza anula dispensa por justa causa após licença-maternidade

Projeto institui lei para assegurar direitos sociais e trabalhistas a mães solo

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem!
Estamos Online!
Olá! Contate-nos!