Comissão do Senado aprova inclusão de violência por meios eletrônicos na Lei Maria da Penha

lei maria da penha

Projeto de Lei 116/2020, que inclui a violência por meios eletrônicos na Lei Maria da Penha (11.340/2006), foi aprovado na última segunda-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH do Senado Federal. A proposta é de autoria da senadora Leila Barros (Cidadania-DF) e contou com voto favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).

O texto acrescenta na legislação a previsão de que as violências psicológica, sexual, patrimonial e moral contra a mulher também são cometidas por meios eletrônicos, como redes sociais e mensagens de telefone celular. O PL segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ.

Na justificação do projeto, a autora explica que o surgimento de dispositivos e aplicativos digitais ao longo das últimas duas décadas trouxe novas formas de violência, que ocorrem principalmente online e por telefones celulares. “As mulheres são vítimas frequentes de perseguição, ameaças, exposição indevida da intimidade e outras condutas violentas executadas por meios eletrônicos. O objetivo deste projeto é tornar claro que as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, descritas nos incisos II a V do art. 7° da Lei Maria da Penha, podem ser perpetradas por vários meios, inclusive eletrônicos.”

Para o relator, que votou pela aprovação sem propor modificações, o projeto é oportuno porque o avanço tecnológico vem trazendo novas possibilidades de violação de direitos humanos, como o direito à privacidade. “Mostra-se necessária a atualização da Lei Maria da Penha a fim de prever expressamente em seu texto, sem margem para dúvida, que as violências psicológica, sexual, patrimonial e moral são passíveis de cometimento inclusive por meio eletrônico.”

Dessa forma, segundo Paim, “afasta-se por completo qualquer interpretação nefasta que entendesse o caráter remoto (pela rede) do delito como um excludente do cometimento do crime”.

Fonte: IBDFAM  (com informações da Agência Senado) Imagem: Reprodução internet.

indicador laranja apontando

Leia também:

Entra em vigor o programa Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

Comissão aprova projeto que determina perda de cargo público em caso de violência doméstica

Comissão aprova projeto que determina atendimento prioritário no SUS para mulher vítima de violência doméstica

Comissão obriga rádios e TVs a divulgarem Ligue 180 junto com casos de violência contra a mulher

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem!
Estamos Online!
Olá! Contate-nos!